Liziane Bayer oportuniza São Pedro do Sul à pioneirismo na erradicação do câncer do colo do útero

Depliziane / 02 junho / 0 Comentário / 955


zzzIMG_6144

 

Oficialmente, o município de São Pedro do Sul se prepara para tornar-se case pioneiro na erradicação do câncer do colo do útero com a assinatura do protocolo de cooperação entre Brasil e Mônaco Project, efetivado na manhã desta sexta-feira (02) pelo prefeito Victor Doeler com a deputada Liziane Bayer (PSB), apoiadora e intermediária da causa, e pelo responsável do projeto piloto a ser implementado, médico ginecologista Paulo Naud. O ato ocorreu durante o Fórum de Conscientização da Mulher na Luta Contra o Câncer, realizado no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa. 

Responsável pela proposta que lança sua terra-natal ao pioneirismo no país na erradicação do câncer do colo do útero, através de um plano de controle nos moldes do programa aplicado no Principado de Mônaco, que eliminou a enfermidade, a deputada Liziane Bayer ratifica seu engajamento pela saúde e qualidade de vida da mulher no seu mandato. “Um fórum que se dedica a debater a saúde da mulher, especialmente a prevenção e o tratamento do câncer de colo do útero, sempre terá o meu apoio. E este, especialmente pela assinatura do protocolo que alça minha terra querida a um projeto pioneiro no Brasil, visando a erradicação do câncer do colo do útero das mulheres, iniciando pelas são-pedrenses, me sinto honrada por ter intermediado os contatos que hoje culminou com a oficialização deste desafio”, ressaltou Liziane.

O prefeito de São Pedro do Sul, Victor Doeler (PP), acompanhado da secretária de Saúde e primeira-dama, Deisy Doeler, do vereador licenciado Fábio Parnov (PMDB), da enfermeira Beatriz Essi e da médica Josiane Skrebskyretorna, retorna feliz com a notícia e comprometido com o projeto. “Estamos muito felizes com essa parceria e a oportunidade de nos tornarmos pioneiro na erradicação dessa doença, segunda em letalidade nas mulheres. Além de agradecidos pela preferência e indicação da deputada Liziane, filha de São Pedro do Sul, uma lutadora em defesa da saúde da mulher. É uma questão apartidária, que merece atenção de toda a sociedade”, destacou Doeler, que na ocasião foi homenageado com uma placa concedida pela organização do Fórum, destinada para personalidades que se destacam pelos relevantes serviços prestados na área da saúde mundial e do RS, das mãos do Secretário Municipal de Saúde de Porto Alegre, Dr. Erno Hartzhein.

Em março, Liziane Bayer e o médico Paulo Naud, presidente do III Congresso Internacional de Controle do Câncer na Mulher e do Fórum de Conscientização da Mulher na Luta Contra o Câncer, estiveram em São Pedro do Sul formalizando o interesse de realizar os primeiros experimentos deste trabalho no município.

 

PRESENÇAS

O Fórum de Conscientização da Mulher na Luta Contra o Câncer foi promovido pela Assembleia Legislativa, com apoio da vice-presidente do Parlamento, deputada Liziane Bayer (PSB), e contou com a seguintes presenças: Presidente de honra do Fórum, Maria Helena Sartori, secretária de Estado do Gabinete de Políticas Sociais, Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos; Dr. Paulo Naud, coordenador do Fórum; Dr. Rengaswamy Sankaranarayanan (Organização Mundial da Saúde); Dra. Luciana De Montigny, presidente do Brasil Mônaco Project; Dr. Franco Borruto, integrante do Brasil Mônaco Project; Dr. João Gabbardo Dos Reis, Secretário de Estado de Saúde do Rio Grande Do Sul; Prefeito Victor Doeler, de São Pedro Do Sul, representando os gestores municipais; e Secretário Municipal de Saúde de Porto Alegre, Dr. Erno Hartzhein. Participaram ainda do Encontro a dra. Nadiane Lemos – Coord. do Programa de Saúde da Mulher (SES/RS); Enfermeira Francieli Fontana Sutile Tardetti Fantinato (MS/PNI/DF); Dr. Eduardo Passos (Hospital De Clínicas De Porto Alegre/RS); e Dra. Daniela Dornelles Rosa (Hospital Moinhos De Vento E UFCSPA/RS).

 

Texto: Raquel Quevedo

Foto: Elaine Martins