Freemp realizou primeira reunião de trabalho na ALRS

Depliziane / 06 dezembro / 0 Comment / 8


Reunião da Freemp - credito Guerreiro

A primeira reunião de trabalho da Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo Gaúcho (Freemp) – instalada em 25 de novembro na Assembleia Legislativa – ocorreu na manhã dessa terça-feira (05), no Espaço de Convergência do Legislativo, reunindo diversas entidades do setor. 

O encontro, conduzido pela presidente do organismo deputada Liziane Bayer (PSB) e pelo vice, deputado Tiago Simon (PMDB), serviu para direcionar e alinhar as próximas ações de trabalho da Freemp. Entre elas, a criação de um Conselho de Entidades, formado por um membro titular e um suplente, representantes das entidades. Outro encaminhamento foi a sugestão do deputado Tiago Simon quanto a constituição de uma Bancada Parlamentar na Assembleia Legislativa, de apoio ao empreendedorismo, que foi imediatamente aceita por todos.

O empresário Walter Lídio Nunes, diretor presidente da Celulose Riograndense, contribuiu na reunião expondo sobre movimento semelhante ao da Freemp no Estado do Espírito Santo. “As dificuldades do Rio Grande do Sul somente poderão ser superadas com alguma ação semelhante ao ‘Espírito Santo em Ação’, organizado para construir um Estado referência”, disse, assumindo o compromisso de explanar mais sobre a questão na próxima reunião da Freemp.

O presidente da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs), Luís Roberto  Andrade Ponte, destacou a importância do trabalho da Frente Parlamentar também para desfazer a pecha de que “o empresário é o causador da miséria”. Para ele, “só o empreendedorismo pode combater a miséria de forma mais efetiva e concreta”.

Atendendo a sugestão do presidente da ADCE Porto Alegre, Renê Ferreira, as reuniões ocorrerão mensalmente, sempre próximo ao dia 20 de cada mês.

Ao final, a deputada Liziane fez um resumo do que foi tratado nas duas horas de discussão e construção de ideias, e solicitou aos empresários que respondam um questionário, até o dia 15 de dezembro, para que ela possa tabular as respostas e identificar as dificuldades e soluções sugeridas. Liziane ainda reforçou a sua sugestão de que as reuniões da Freemp possam ser realizadas em cidades do interior “para ampliar e dinamizar a Frente, abrangendo mais regiões do Estado”. “Precisamos movimentar as comunidades, prefeitos, vereadores, empresários e poder público, e todos quantos possam interessar ao tema do empreendedorismo”, ressaltou.

A próxima reunião da Freemp ocorrerá dia 20 de dezembro, no Sebrae.

 

ENTIDADES PARTICIPANTES

Participaram dessa reunião representantes da ADCE/Porto Alegre, Sebrae, Fiergs, Famurs, Sindilojas, Fecomércio, Celulose Riograndense, My Phone My Money, Sergs e Lide RS.

 

Texto: Raquel Quevedo

Foto: Guerreiro/ALRS