Frentes Parlamentares em defesa da vida

Admin / 18 julho / 0 Comentário / 40


Trabalhando com compromisso na defesa da fé, da família e da vida, a deputada estadual Liziane Bayer (PSB) promoveu inúmeras audiências no Parlamento gaúcho, reunindo órgãos, instituições e profissionais de setores da sociedade em torno de temas relevantes, na busca de melhorias e soluções para questões, voltadas as mais diversas áreas, especialmente, em temas ligados a saúde.  Liziane atua como presidente de Frentes Parlamentares na ALRS, conduzindo um trabalho que visa salvar vidas desde a questão da conscientização, da informação, da prevenção e do envolvimento de autoridades e pessoas em geral com os temas defendidos.

 

Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro (FPDTS)

Liziane tem realizado, em parceria com o presidente do Conselho Estadual do Trânsito (Cetran/RS), Luiz Noé Soares, diversas atividades de orientação a população sobre as principais alterações do Código de Trânsito Brasileiro, pela Lei Federal 13.281. Além da parceria com a Escolinha do Comando Rodoviário da Brigada Militar, ensinando as crianças por meio de brincadeiras, sobre as normas de trânsito durante as ações do Dia da Graça, realizadas nas cidades de Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, Santa do Livramento, São Leopoldo, Passo Fundo, Vacaria, Erechim, Pinheiro Machado, Cruz Alta, Santo Ângelo e Santa Maria. Também dentro da FPDTS, a deputada Liziane coordenou debates ligados a construção do trânsito mais seguro e consciente, discutindo junto a agentes públicos, prefeitos, vereadores e lideranças políticas do Estado, ações e perspectivas que gerem mudanças de comportamento do trânsito.

Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo Gaúcho – Freemp

O empresariado gaúcho passou a contar com o apoio da Freemp na ALRS, também presidida pela deputada Liziane, com o objetivo de tornar o órgão como um canal que faz chegar até o Parlamento os pleitos e as causas do setor. Nas agendas de trabalho constam visitas técnicas e seminários voltados ao debate, além de alinhar ações parlamentares e interlocuções que auxiliem e apoiem os empresários gaúchos em novos empreendimentos e fortalecendo os já existentes. Para a parlamentar, a Freemp tem o objetivo de promover uma construção que favoreça o empreendedorismo, gerando desenvolvimento socioeconômico do RS.

Frente Parlamentar em Defesa da Nefrologia Gaúcha – FrenNefro

Por iniciativa da deputada Liziane Bayer, também foi instalada a Frente Parlamentar em Defesa da Nefrologia Gaúcha, na Assembleia Legislativa, com o objetivo de atuar como um fórum de discussão permanente de apoio e propostas para a melhoria no atendimento de milhares de gaúchos, que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio de debates e seminários, que reúnem entidades ligadas a nefrologia, médicos, gestores da saúde e pacientes, a FrenNefro tem debatido necessidades e dificuldades enfrentadas pelos pacientes renais nos tratamentos específicos, das clínicas públicas e privadas, bem como profissionais de saúde que se dedicam a tais tratamentos, especialmente no tocante aos recursos repassados pelos órgãos governamentais responsáveis, destinados a tais tratamentos, reforçando a mobilização em prol dos pacientes que fazem a Terapia Renal Substitutiva (TRS), que abrange hemodiálise e diálise.

Dentro das ações da Frente, foram realizadas diversas atividades pela promoção da saúde dos rins, com a distribuição de flyers com informações preventivas, exposição de banner com fotos de sessões de hemodiálise e ainda, a interação com o público das ruas com uma placa de poliestireno (que lembra um post de facebook), incentivando as pessoas a convidar os amigos e a família a cuidar do órgão com a hastag “#BoraCuidarDosRins!”. Liziane também é autora da lei 14.930/2016, que institui a Semana Estadual de Prevenção das Doenças Renais, na segunda semana de março, e o Dia do Rim, em 12 de março, tendo como proposta a luta pela causa das comunidades nefrológicas do Estado.

Frente Parlamentar Sobre o Câncer na Mulher

Atendendo à necessidade de melhorias na saúde da mulher, especificamente para tratar questões do câncer de mama e do colo do útero, a deputada Liziane instalou na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar Sobre o Câncer na Mulher, que atua como um fórum permanente de debates para questões referentes ao câncer. O objetivo da Frente é ampliar o diálogo nos municípios, para que seja realizado o mapeamento do problema no Estado e trabalhar na busca de soluções. A organização conta com um cronograma de visitas pelo Estado, audiências públicas e reuniões de alinhamento do trabalho. Liziane também é autora da lei estadual 14.758/2015 que institui o Outubro Rosa no Rio Grande do Sul, chamando a atenção da mulher para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce contra o câncer de mama, além de indicar as unidades de atendimento credenciadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na luta pela causa, foram realizadas várias ações em todo o Estado, voltadas exclusivamente para a saúde das mamas, com distribuição de informativos sobre o câncer de mama; de laços-rosa (símbolo da campanha); e orientação prática com uma profissional de saúde sobre o autoexame das mamas.