
Uma grande mobilização de conscientização sobre os cuidados com os rins, foi realizada no Largo Glênio Peres, centro de Porto Alegre, marcando o primeiro ano da Lei da Semana Estadual de Prevenção das Doenças Renais (segunda semana de março) e o Dia do Rim (12 de março), de autoria da deputada Liziane Bayer.
A atividade foi mais uma da série de ações pela saúde preventiva no mandato, e culminou
com a instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Nefrologia Gaúcha (FrenNefro),
em maio/2018, para atuar como um fórum de debates de temas e necessidades da nefrologia gaúcha.

A dedicação de Liziane em torno da causa foi inspirada pela luta das comunidades nefrológicas do Estado e por experiência em família, a fim de incentivar as pessoas cuidarem da saúde dos rins pela prevenção, de forma que possam, inclusive, evitar o encaminhamento para sessões de hemodiálise futuros transplantes.
Além disso, criou cartilha de prevenção à saúde dos rins, cartilha de prevenção à saúde dos rins, realizou audiências públicas, levou os entraves da área para serem debatidos em Brasília, visitou associações de pacientes e, pela FrenNefro, oportunizou espaço para o evento de mobilização nacional Dia D da Diálise (2018), na ALRS.
Comments